Dentre as iniciativas de apoio às mulheres vítimas de violência no Brasil, há a organização Tamo Juntas, que presta assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência. O Coletivo teve início em 2016, com uma campanha no Facebook, batizada de #MaisAmorEntreNos.
O objetivo do Coletivo é fomentar uma corrente autogestionável de solidariedade entre mulheres. Além da assessoria jurídica, a organização busca fortalecer as mulheres a partir do conhecimento dos seus direitos.
O TamoJuntas surgiu quando uma advogada postou no Facebook que poderia atender gratuitamente, uma mulher vítima de violência por mês. Com a repercussão do post, outras duas advogadas ingressaram na mesma iniciativa.
A grande demanda pelos serviços prestados e a gravidade dos casos atendidos demonstrou a necessidade de oferecer uma atenção multidisciplinar, e através de convites, novas voluntárias se uniram à causa, incluindo psicólogas, assistentes sociais e outras advogadas de todo o Brasil. Hoje, já são 70 voluntárias pelo país.
O coletivo realiza mutirões, discuti também a temática racial e a homofobia, e realiza cursos de formação sobre os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais da violência de gênero, além de rodas de diálogo.
Mais informações no site www.tamojuntas.org.br, ou pelo e-mail contato@tamojuntas.org.br. O telefone do coletivo é o (71) 99185-4691, e o atendimento acontece de terças a quintas, das 10 às 17 horas. A sede do Tamo Juntas fica em Salvador-BA.

Reprodução: TamoJuntas

Veja abaixo as localidades onde é prestado o atendimento da TAMO JUNTAS:

Nordeste: Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Ribeira do Pombal, Vitoria da Conquista e Bom Jesus da Lapa (na BA); Aracaju (SE); Maceió (AL);
Recife (PE); Fortaleza (CE); Natal (RN); Teresina (PI), São Luis (MA)
Norte: Manaus (AM); Belém (PA)
Sul: Porto Alegre, Portão e Bagé (RS); Curitiba e Londrina (PR); Florianópolis (SC)
Sudeste: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Guarulhos e Cachoeira Paulista (SP); Rio de Janeiro (RJ); Belo Horizonte (MG); Vila Velha (ES)
Centro-Oeste: Brasília (DF)