Na quarta-feira, 21, o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Francisco Lemos, participou em Brasília do encontro ‘Mediação e Conciliação de Conflitos Coletivos’, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho, abordando conceitos para facilitar a compreensão dos processos de negociação e compartilhar técnicas utilizadas na solução de conflitos. A iniciativa partiu da vice presidência do TST, através do ministro Renato Paiva que contou com a experiência do juiz auxiliar, doutor Rogerio Neiva.

Em seu discurso, Lemos foi taxativo ao citar os padrões, características e dimensões do trabalho dos sindicatos sobre o tema. “Indiscutivelmente o acordo é melhor que o julgado, mas até chegar nesse ponto, o trabalho é diário. Nós não começamos a discutir uma data base em sua véspera, pelo contrário, estamos em permanente contato com as empresas para discutir as possibilidades. A economia é outra e a política também. Agora, tenho que salientar que nós, dirigentes sindicais, temos sido muito bem atendidos aqui no TST e grande parte dos nossos objetivos alcançados, ou seja, a garantia de direitos dos nossos trabalhadores”, finalizou.

O presidente do TST, ministro João Batista Brito Pereira, enfatizou a atuação do representante dos aeroportuários. “Quero aqui registrar o conjunto de atividades dignamente exercidas pelo senhor Lemos, que não tem medido esforços para conduzir da melhor forma as pautas relacionadas à categoria”, disse o ministro.

Lemos dividiu o painel com a representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Juvandia Leite.

Acompanhe a reportagem: