Já está assinado e vigorando o acordo coletivo de trabalho para os aeroportuários da Aena, administradora espanhola que tem a concessão dos aeroportos de Aracajú-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Campina Grande-PB e Juazeiro do Norte-CE.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o Sina – Sindicato Nacional dos Aeroportuários e a Aena continuaram as tratativas de negociações para chegarem a um consenso de pauta de acordo coletivo que o sindicato pudesse encaminhar para as assembleias da categoria, utilizando os recursos disponíveis, como videoconferências entre as partes e, até mesmo, assembleia eletrônica, resultando na aprovação da proposta pela categoria e, consequentemente, à assinatura do acordo que ampara os empregados da Aena.

Esse documento estará disponível e publicado na página eletrônica do nosso sindicato (www.sina.org.br) e, com isso, o Sina convoca todos os aeroportuários amparados por esse instrumento à fazer uso dele no seu dia a dia profissional, lembrando que a participação de todos fiscalizando e cobrando a aplicação das cláusulas conquistadas ao longo das negociações entre as partes é fundamental para que o trabalhador alcance o respeito e a dignidade necessária na sua contratação e conduta no âmbito da empresa.

Na próxima segunda-feira, dia 27, abrirá o prazo para os aeroportuários que se opuserem à cobrança de um dia de trabalho referente à taxa negocial que custeia este acordo coletivo, o faça de próprio punho em comunicado expressivo endereçado à este sindicato. Contudo, informamos que o período total para a entrega desta oposição será de 27 a 31 de julho de 2020, das 10h da manhã às duas da tarde, sendo que os empregados que laboram em Recife, tanto no aeroporto como no escritório administrativo da empresa, deverão protocolar pessoalmente em duas vias os seus comunicados de oposição na sala do sindicato que está localizada no quarto piso do edifício garagem do aeroporto Gilberto freire.

Os empregados da Aena de outras localidades enviarão os seus comunicados para a sede do sindicato n o seguinte endereço: Avenida Antônio de Souza, 601, Jardim Santa Francisca,  Guarulhos/SP, CEP 07013-090.

O Sina mais uma vez lembra a categoria aeroportuária que precisamos sermos fortes e atuantes enquanto trabalhadores organizados e, para isso, contamos com a participação de todos e pedimos para que a categoria deixe o desconto dessa taxa negocial, afim de financiar a nossa luta, pois o Sina é um sindicato nacional atuante e que tem uma estrutura de 200 dirigentes no Brasil inteiro além de uma sede na cidade de Guarulhos/SP e 27 subsedes espalhadas pelos aeroportos brasileiros. Conta também com um corpo de empregados administrativos, assessoria jurídica, de comunicação e engenharia do trabalho que, evidentemente, tem um custo, além de deslocamentos de nossos dirigentes afim de atuarem e visitarem todas as bases aeroportuárias do país. Porém, esse custo não tem outra fonte a não ser a nossa própria categoria e, por isso, precisamos fortalecer cada vez mais o nosso quadro associativo “quem financia a luta do trabalhador é o próprio trabalhador”.

Pra finalizar, a direção do Sina parabeniza à todos os atores que contribuíram para construirmos este acordo coletivo de trabalho.

PARA FAZER DOWNLOAD OU IMPRIMIR O ACORDO CLIQUE NO LINK ABAIXO.