O Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários) assinou com a ASeB (Aeroportos do Sudeste do Brasil) o acordo coletivo aprovado pela categoria para os aeroportuários que trabalham nos aeroportos de Macaé e Vitória. Todo o processo, incluindo negociações através de videoconferências e as assembleias, foram feitos virtualmente como vem acontecendo durante esses tempos da pandemia do covid-19. Porém, a participação da categoria foi fundamental para a aprovação do acordo coletivo negociado entre o sindicato e a concessionária.

O presidente do Sina, Francisco Lemos, destacou em vídeo essa importância de participação dos trabalhadores e reafirmou que o Sina jamais irá assinar qualquer tipo de acordo sem a aprovação dos trabalhadores aeroportuários.

A partir de agora esses trabalhadores da ASeB terão mais segurança e dignidade nas suas jornadas laborais e a empresa terá, de forma documentada, as suas obrigações com eles. Lemos também, no vídeo, pede a participação efetiva da categoria na luta e organização sindical e, para isso, comenta que, em breve, o Sina pretende eleger seus próprios dirigentes dentro dos quadros da ASeB. Com isso, o nosso sindicato terá um retorno mais preciso do dia a dia dos aeroportuários nessa empresa, como também o financiamento da luta sindical pela própria categoria e a importância de ter os trabalhadores com a consciência dessa organização. Para tanto, o próprio acordo coletivo, aprovado pela categoria, traz cláusulas em destaque direcionadas para os sócios da nossa entidade. Para finalizar, deixamos uma mensagem neste texto para os nossos aeroportuários de Vitória e Macaé: NÃO FIQUE SÓ, FIQUE SÓCIO!